Correio Popular Notícia





Governo quer mudar rumo da agricultura familiar em Rondônia

Data da notícia: 23/07/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130724-232.jpg[/IMG](Da Redação) O governador Confúcio Moura, ao participou na última segunda-feira (22) da reunião técnica com os gerentes regionais e locais da EMATER (Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural), no Centro de Treinamento (Centrer) da instituição em Ouro Preto do Oeste, pregou a formação de uma Nova Emater, ?com estrutura ágil e moderna, com estilo e identidade própria?. Ao final de seu pronunciamento o governador, foi aplaudido de pé pelo público presente.
O evento foi organizado pela SEAGRI (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária) em parceria com Emater e teve como objetivo alinhar as estratégias das políticas públicas do governo do Estado para o setor agrícola, em especial a agricultura familiar. Foram debatidos programas como a revitalização das lavouras cafeeiras, pecuária leiteira, com o suporte do Fundo Pró Leite, bem como as agroindústrias.
A piscicultura também foi destaque nos debates entre técnicos e autoridades mostrando que as metas traçadas pelo Governo da Cooperação alcançaram seus objetivos. As parcerias, entre a SEDES (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social), Emater, Seagri, Sebrae, SEDAM (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental) e IDAROM (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia) com o MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e organizações de produtores estão dando certo.
A aplicação do crédito rural para o Plano Safra 2013/2014 foi discutido e mostrado que os recursos aplicados no campo apresentam retorno garantido. A regularização fundiária implantada por meio de uma parceria inédita e positiva entre o governo do Estado e o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), que até o final de 2013 entregará cinco mil títulos, inclusive com a presença da presidente Dilma Rousseff, no Estado, é sucesso.

FORTALECIMENTO - O secretário Evandro Padovani, enfatizou que as ações do Governo da Cooperação fortalecem a agricultura familiar e o agronegócio como um todo, mostrando a união das forças produtivas. Lembrou que o governo do Estado investiu mais de R$ 10 milhões na nova usina de calcário que começa em agosto a produzir 400 mil toneladas/ano.
Ao final do evento, o governador Confúcio Moura afirmou que em sua concepção, ele quer deixar o governo estabilizado. ?Quero formar um corpo de servidores com cargos e salários?. Finalizando, o governador assegurou: ?tudo indica que temos que mudar os rumos da agricultura em Rondônia, aproveitando as áreas degradadas alterando os costumes e culturas para elevar a produção no campo?.

HABITAÇÃO RURAL - Numa parceria com o governo federal e o Banco do Brasil, segundo o secretário da Emater, até o final de 2014 serão construídas 2.750 residências beneficiando produtores rurais, principalmente aos ligados a agricultura familiar. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, terá continuidade no Estado para atender escolas, creches e instituições beneficentes. Com informações de José Luiz Alves - Assessoria Seagri/Decom.

Fonte:






Noticia vista 1335 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.